×
Siga-nos:

Principais Recursos do Sistema Honorários Contábeis

O Sistema Honorários Contábeis vai muito além dos cálculos dos custos e demais fatores e rubricas que compõem o preço na prestação dos serviços contábeis, neles incluído o retorno de cada ciente. Ele trás também importantes recursos para a gestão estratégica e financeira da carteira de clientes do escritório, sendo ainda a ferramenta ideal para a montagem de propostas e planos de oferta de serviços em escala para novos clientes.

A Ferramenta possui também recursos para automação de formação de preços em escala para grandes quantidades de clientes, a exemplo das contabilidades online e contabilidade digital.

A partir das informações por ele geradas o administrador do escritório pode planejar o futuro do seu negócio, montando orçamentos que servem de base para uma gestão por objetivos.

Apresentamos a seguir os principais recursos do sistema.

CÁLCULO DO PREÇO DOS HONORÁRIOS CONTÁBEIS

Os cálculos dos honorários contábeis são feitos de forma técnica para o seu escritório contábil. O sistema calcula o valor dos honorários, incluindo as alocações da mão de obra e dos demais gastos variáveis, bem como os percentuais dos tributos, demais despesas que incidem sobre o preço final e margem de contribuição. Painel com informações da carteira de clientes, margem de contribuição, receitas, despesas, resultado e gráficos por segmento, porte dos clientes e regime de tributação. Sistema indispensável na geração de informações estratégicas tanto na carteira de clientes quanto na montagem de propostas e orçamento do escritório.

PAINÉL DE DADOS E GRÁFICOS COM ANÁLISE INSTANTÂNEA

Na página inicial do sistema você já ver um rico painel com informações da carteira de clientes, margem de contribuição, receitas, despesas, resultado e gráficos por segmento, porte dos clientes e regime de tributação.

PLANILHA EM PDF COM A COMPOSIÇÃO DO PREÇO

O sistema emite planilha individuais em PDF com o detalhamento da composição do preço dos serviços contábeis para renegociação e enviar aos clientes e orçamentos na negociação de novos contratos.

APURAÇÃO PRÉVIA DO RESULTADO DO ESCRITÓRIO

O sistema apura o resultado mensal fazendo um comparativo entre os valores cobrados até então e os valores sugeridos a serem cobrados a partir dos cálculos do sistema, informando ainda o percentual de rentabilidade comparativa sobre o faturamento.

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E ANÁLISE VERTICAL

Permite o acompanhamento da margem de contribuição percentual e em valores financeiros, de forma comparativa, por cliente, mostrando ainda a margem de contribuição total para cobrir os gastos fixos e gerar o lucro.

CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO DO ESCRITÓRIO

O sistema calcula o ponto de equilíbrio envolvendo os custos fixo, custos variáveis e a margem de contribuição, indicando o valor das receitas necessárias para cobrir as despesas totais, e a partir daí começar a dar lucro.

SIMULAÇÕES DE CÁLCULOS NA NEGOCIAÇÃO DOS HONORÁRIOS

Nas renegociações dos honorários com os clientes e na montagem de propostas e planos de preços predefinidos do escritório, o usuário pode fazer simulações online para análises nas diversas situações de custos, preços e resultados.

PLANOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

O sistema calcula planos com valores pré-definidos por perfil de clientes, facilitando a oferta dos serviços ao mercado para quem trabalham em escala, focado nas pequenas e para os escritórios de contabilidade online.

RADIOGRAFIA DO ESCRITÓRIO COM AS INFORMAÇÕES ATUAIS

Sem necessidade de cálculos adicionais, apenas com as informações atuais dos contratos, o sistema monta o perfil completo da carteira de clientes do escritório, dando importantes subsídios para tomada de decisões.

INCIDÊNCIAS SOBRE PREÇO DOS SERVIÇOS

Cálculo dos tributos, margem de contribuição, comissões e demais despesas sobre o preço. Permite ainda simulações e cálculos inversos dos respectivos percentuais com a imputação do preço final ou da margem de contribuição.

CUSTOS COM QUARTEIRIZAÇÃO E PRESTADORES EXTERNOS

Alocação individual por cliente dos custos variáveis com a quarteirização de parceiros especializados que atuam para cada um dos setores do escritório, na complementação e reforço da equipe.

CÁLCULOS PARA CONTROLE DOS CUSTOS POR PESSOA E POR SETOR

O sistema calcula o custo da hora por setor do escritório, por cargo, por pessoa e o custo total da equipe de cada cargo, identificando ainda necessidade de hora extras e a mão de obra ociosa.

ACOMPANHAMENTO DAS DESPESAS E CUSTOS FIXOS

Permite análise das despesas mensais fixas, bem como a identificação como gastos fixos decorrentes dos custo variável de pessoal não alocado nos contratos.

IDENTIFICAÇÃO DOS CUSTOS E DAS DESPESAS VARIÁVEIS

Análise dos custos variáveis por natureza alocados diretamente em cada contrato, bem como das despesas incidentes sobre o preço final dos serviços.

RELATÓRIO DA OCUPAÇÃO DA EQUIPE POR CADA CLIENTE

Identifica a quantidade e o valor das horas diretas de cada pessoa ou de cada setor do escritório alocadas por cliente, mostrando o desempenho da equipe e eventuais ociosidades e horas extras.

RELATÓRIOS ONLINE E EM PDF PARA ENVIO E IMPRESSÃO

O usuário pode analisar os dados e informações do escritório de forma online. Pode ainda imprimir relatórios ou enviá-los em PDF para os clientes e de propostas para os seus prospectos.

APONTAMENTOS PELA PRÓPRIA EQUIPE DAS HORAS ALOCADAS

Os usuários que desejam cálculos mais detalhados, o sistema dispõe da opção de auto apontamento da própria equipe das horas a serem alocadas para cada cliente, podendo ser monitorada e confirmadas pelo gestor.

GRUPO E CENTRALIZAÇÃO DO PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS

Vincula clientes a um determinado grupo empresarial, permitindo distribuir ou concentrar o pagamento dos honorários por cada empresa nos valores definidos, em em contas distintas ou pagamento único pelo grupo empresarial.

APURAÇÃO DO RESULTADO INDIVIDUAL DE CADA CLIENTE

Listagem de todos os clientes do escritório com informações detalhadas contendo o preço dos honorários, os custos e as despesas variáveis, rateio dos gastos o fixos e o resultado individual de cada cliente.

ALOCAÇÃO DO CUSTO DAS HORAS DA EQUIPE PARA CADA CLIENTE

Você poderá optar entre calcular e alocar o custo da hora de cada pessoa ou, de forma mais prática, calcular o valor da hora de cada setor do escritório para fins de alocação dos custos.

MODALIDADES: CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Calcula a margem de contribuição por cliente e o ponto de equilíbrio da receita e despesa totais. Calcula ainda o rateio de gastos fixos e identifica o resultado líquido de cada contrato.


Vídeo de apresentação dos recursos e informações do sistema HC

https://youtu.be/_xctSNPAaGc

Veja a Playlist completa dos Vídeos do Sistema Honorários Contábeis

Clique aqui para acessar o Sistema HC

Sobre o autor

José Carlos Fortes

Fundador e Chairman da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes (Tecnologia - Educação - Auditoria - Consultoria - Advocacia). CEO da REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia, Serviços. Advogado, Contador e Matemático (UNIFOR). Pós graduações - Mestrado em Administração (UECE). Especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR) e Palestrante. Lecionou nos cursos das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Participou ativamente em diversas entidades de classe, destacando CRC-CE, SESCAP-CE, IIBRACON - 1a. Seção Regional, APCEC, OAB-CE e CDL- Fortaleza.