×
Siga-nos:

Cadastros dos Custos e Despesas Fixas Mensais no Sistema Honorários Contábeis

Os custos e as despesas fixas mensais são aqueles gastos que o escritório tem, principalmente com a parte administrativa e outros de natureza semelhante, que não podem ser identificados especificamente e alocados diretamente para cada cliente.

O sistema trata os custos e as despesas fixas de duas formas:

a) sem cálculo de rateios, sendo esses gastos deduzidos diretamente da Margem de Contribuição, para fins de apuração do resultado mensal do escritório.

b) com rateio, calculado com base nos valores dos honorários pagos por cada cliente, já sendo computado como custos dos serviços prestados, para fins de apuração do resultado mensal do escritório.

Gerencialmente, preferimos o item “a”, pois não fazendo o rateio, evita-se eventuais distorções de alocações desses gastos fixos, especialmente quando os honorários são acima ou abaixo da média, ou mesmo em decorrência das características do cliente quando.

Imagina um cliente cujos serviços são prestados no próprio escritório do cliente, a exemplo de assessorias ou mesmo consultorias. Neste caso pode ser atribuído rateios indevidos de gastos fixos a esse cliente.

Na hipótese do item “b”, esses gastos já são alocados na composição do custo e do preço através de rateio, proporcionalmente aos honorários de cada contrato. Assim, não se fala mais de Margem de Contribuição, e sim de Resultado Líquido, direto na Apuração do Resultado.

Os cálculos do sistema são feitos considerando os conceitos de Custeio Variável, em que se trabalha com a Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio Financeiro, por ser gerencialmente mais adequado tecnicamente.

Após o cálculo do preço e da margem de contribuição, o sistema calcula como informações complementares, os rateios dos gastos fixos e seus reflexos nos resultados de cada cliente.

Aqui destacamos que o custo variável dos setores e equipes (contábil, fiscal, pessoal etc) decorrentes do cadastro da mão de obra, devem ser alocados diretamente a cada cliente (uso completo do sistema nas jornadas 2 e 3 ). Na hipótese de ter mão de obra ociosa, não alocadas a nenhum cliente, esses gastos são transformados automaticamente em despesas fixas pelo sistema, recebendo o tratamento de um gasto fixo qualquer.

O sistema emite relatórios contemplando as duas metodologias, de Custeio Variável (sem rateios) e Custeio por Absorção (com rateios).

Veja a seguir a tela do sistema com um exemplo do formulário de cadastro da Custos e Despesas Fixas Mensais.

Vídeo dos Cadastros dos Custos e Despesas Fixas Mensais no Sistema HC

Veja a Playlist completa dos Vídeos do Sistema Honorários Contábeis

Clique aqui para acessar o Sistema HC

Sobre o autor

José Carlos Fortes

Fundador e Chairman da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes (Tecnologia - Educação - Auditoria - Consultoria - Advocacia). CEO da REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia, Serviços. Advogado, Contador e Matemático (UNIFOR). Pós graduações - Mestrado em Administração (UECE). Especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR) e Palestrante. Lecionou nos cursos das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Participou ativamente em diversas entidades de classe, destacando CRC-CE, SESCAP-CE, IIBRACON - 1a. Seção Regional, APCEC, OAB-CE e CDL- Fortaleza.